quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Até onde blogs podem ser considerados jornalísticos.


Bom o blog que publica informações, (verificando a veracidade do fato antes de publicar) pode ser considerado um blog jornalístico. Se existe método de trabalho, apuração, periodicidade há jornalismo. Caso contrário não.
Se o blogueiro tem cuidados como: Ética jornalistíca, respeito com o publico, escreve sobre fatos que mudam a vida da população e que tornam as pessoas mais criticas, preparadas para a vida, dá notícias com informações de interesse para comunidade e escreve textos que não ofendam o povo, automaticamente o publico vai considerar o blog como jornalístico e o blog provavelmente será usado como fonte de informações no cotidiano da população.
Agora existe blogs de assessoria de imprensa, e outros, mas lendo diariamente é possível identifica-los (perceber que ele esta trabalhando a favor de alguém ou de alguma coisa). Há também por exemplo cozinheiros que tem blogs e nos blogs podemos aprender sobre comidas, temperos, etc. Esses não podem ser considerados jornalísticos é claro. Em minha opinião não é necessário ter diploma para fazer um bom trabalho. Se o blogueiro for bom e seguir métodos jornalisticamente éticos ele vai ser reconhecido como jornalista sem sombra de dúvidas.

Nenhum comentário: