sábado, 12 de setembro de 2009

A ETERNA IMPUNIDADE BRASILEIRA


Futebol e carnaval não são as únicas marcas registradas do Brasil. O país de festas também é o país da violência. Violência social e no trânsito são marcas de um Brasil em guerra. Guerra velada, onde, a cada seis minutos morre um inocente. Podemos divagar sobre a causa de toda essa violência. Imputá-las as desigualdades sociais, falta de investimento em educação, entre outras. Contudo a causa real do problema pode ser resumido em uma única palavra : IMPUNIDADE.

A vida em sociedade exige uma série de compromissos, obrigações e deveres dos cidadãos. As leis, na teoria, servem para que vontades pessoais não se sobreponham as exigências da vida em sociedade. Porém transgressões crescem e florescem sob a luz da impunidade.

O baixo risco de punição a que esta sujeito um transgressor brasileiro motiva e premia o infrator. Dados mostram que a média de casos de homícidios solucionados no Brasil é de 2%. A cada 15 minutos morre uma pessoa no trânsito brasileiro, número ridículo e vergonhoso. Morre-se mais aqui do que na Faixa de Gaza.

Somando-se a isso está nosso poder legislativo federal o qual é o maior símbolo de impunidade do Brasil. Muitos de seus membros tem pendencias judiciais, além de não demonstrarem e não quererem adequar ou atualizar as leis de acordo com as necessidades. Isso porque, muitos deles, temem que a lei os alcance.

Tristemente, a lei, a qual deveria nos proteger, a cada dia que passa, só serve para colocar na cadeia os três “P ’s”.

Nenhum comentário: